domingo, 8 de maio de 2011

Arezzo encerra coleção Pelemania


Peças da coleção Pelemania, confeccionadas com pele de coelhos, raposas e cabras
"Hit glamuroso da temporada. Não pode faltar no guarda-roupa da fashionista". Esta é a afirmação contida no site da marca de moda feminina Arezzo, em relação ao anúncio da sua coleção Pelemania, que confecciona roupas com o uso de peles de animais.

A marca Arezzo, lançou em abril deste ano, uma coleção intitulada “Pelemania” composta por peças feitas com peles de raposa, coelho e ovelha. A coleção causou polêmica entre os consumidores da marca, que se revelaram contrários ao uso de pelo de animais para a confecção dos produtos.

A empresa começou a divulgar esta coleção a partir de suas redes sociais, especificamente Twitter e Facebook, que contam com aproximadamente 29.000 seguidores. No Twitter, a reação negativa dos consumidores foi instantânea. A marca ficou na lista dos tópicos mais citados do Brasil no período do lançamento da coleção. “#Arezzo. Que feio usar pele de animais. Da próxima vez faz bolsa com a pele da própria designer”, postou Eve Teixeira, no Twitter.

No Facebook, a marca começou a apagar os posts negativos do seu perfil. “As redes sociais são um espaço aberto para que todos possam expressar suas opiniões, entretanto, nos reservamos o direito de retirar mensagens com conteúdo ofensivo e agressivo”, contestou a empresa.

A assessoria da Arezzo afirmou que mais de 90% da linha é feita com pele sintética e que apenas em uma bolsa foi usada pele de raposa, considerada exótica. Pontuou também que as peles exóticas usadas em seus produtos são "devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão".

 Bolsa da Arezzo feita com pelo de raposa

O grupo Arezzo, anunciou no dia 18 de abril deste ano, a retirada de produtos da coleção Pelemania de todas as lojas do país que usavam em sua confecção pele de raposa. O presidente e fundador do grupo, Anderson Birman, afirmou que prefere recorrer a essa medida a ter que debater sobre o uso de pele animal.

No site da loja atualmente, há uma nota com o título “Arezzo encerra Pelemania”, relatando que em respeito aos consumidores e por acreditar na pluralidade de opiniões, a loja não comercializará mais qualquer produto com pelo de animais.

Para a consultora de moda, Érica Araújo, autora do blog Lado Fashion (www.ladofashion.com.br), a Arezzo ao criar esta coleção acreditou que as brasileiras não se importariam em usar tais produtos e também não avaliou que a coleção pudesse causar tanta polêmica.

Para ela, a marca agiu certo ao retirar os produtos das lojas. "Assim, a Arezzo evitou mais protestos, ou que  que os clientes criassem uma antipatia pela marca", relata Érica.
Érica explica que as pessoas tem preferido produtos e peças que não utilizem pelos de animais. O que ela nota é que há uma formação de consciência nesse sentido." A tendência é essa mesmo, que cada vez mais as pessoas se tornam mais conscientes quanto ao uso de pelos de animais no mercado da moda", salienta. 

Érica Araújo mora em Belo Horizonte e presta serviços de consultoria de imagem on-line e presencial. É formada em Moda e Marketing pelo Centro Universitário UNA. 
"O profissional de moda, como formador de opinião deve saber orientar as pessoas a se preocuparem com sustentabilidade, pois este é um dos assuntos mais em voga atualmente e não temos mais como ignorar", finaliza Érica. No blog da consultora, existe um tópico intitulado "Sua imagem é sua marca".

Luiz Rodrigo Cunha Moura, doutorando em Administração pela UFMG e professor do Centro Universitário UNA, falou para o blog Ecotendência sobre a polêmica da coleção Pelemania.

Blog Ecotendência: Qual foi o principal erro mercadológico da Arezzo?
Professor Luiz Moura: Acho que o principal erro mercadológico, foi principalmente, não ter um plano B para caso houvesse uma reação negativa como a que houve. Depois que aconteceu o problema, a empresa simplesmente acabou com a campanha. Não havia uma alternativa para caso a campanha não atingisse os seus objetivos principais. 

O que você tem a dizer sobre a relevância das redes sociais para os profissionais que traçam estratégias de marketing para as empresas?

Quando se faz uma campanha de comunicação, o principal é você conhecer o público-alvo dela. Como o pessoal que participa das redes sociais é proporcionalmente mais jovem do que a população em geral, além de serem indivíduos com maior nível de escolaridade do que a média da população, essa era uma reação até mesmo previsível. Atualmente, os jovens fazem parte de uma geração na qual os cuidados com os aspectos relacionados à natureza estão muito mais presentes em sua vida desde a sua infância. 

Quais medidas a Arezzo deveria tomar para tentar reverter essa imagem negativa junto aos seus consumidores? Existe essa possibilidade?

Para mim, a melhor coisa a fazer seria mostrar o quanto a empresa se preocupa com os assuntos relacionados à RSC ( Responsabilidade Social Corporativa) ou então em relação a produtos ou métodos de produção, ecologicamente corretos. A empresa tem de ser honesta e passar a sensação de arrependimento. Isso realmente tem de ocorrer. Acho que ela deveria parar de justificar essa coleção "pelemania", pois quanto mais rápido as pessoas esquecerem dessa coleção, menor será o estrago em sua marca. 

E as ações de marketing ? Existe alguma a ser implantada?
Uma das coisas mais importantes em uma marca está relacionada ao seu brand equity (conhecimento, diferenciação, associação e vínculo). Nesse caso, eu trabalharia as associações da marca por meio de campanhas onde a empresa deveria emocionar de forma ímpar o público-alvo mais sensível às questões ambientais. 
Poderia associar a sua marca à uma personalidade que tenha crédito junto a este público-alvo. Além disso, ações de relações públicas como o "Dia da água", "Dia da árvore", denúncia contra maus tratos a animais, entre outras, poderia gerar um credibilidade maior em relação à marca. A Arezzo pode também fazer uma parceria com uma empresa não concorrente como a Pedigree (Grupo Nestlé), Pfizer, dentre outras. Um exemplo de uma ação: para cada R$ 1.000,0 reais em vendas, a Arezzo providencia um lar para um cão.


Redação: Karina Camargos
Fontes:
http://economia.ig.com.br
http://www1.folha.uol.com.br
http://www.arezzo.com.br

Acesso em 6/5/2011 às 20h20

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