domingo, 15 de maio de 2011

Camisa da seleção produzida com garrafa PET

A moda está cada vez mais ligada ao conceito de sustentabilidade, e nem o futebol a paixão do brasileiro, escapou. A Confederação Brasileira de Futebol – CBF e a empresa norte-americana Nike fornecedora de material esportivo da entidade, lançaram no dia 31 de janeiro de 2011 a nova camisa da seleção brasileira de futebol.
Segundo a Nike a camisa é a mais avançada tecnologicamente já produzida pela empresa, e todo o uniforme é “ecologicamente correto” feito com plástico reciclado de garrafas PET.  Na Copa do Mundo da África do Sul, apenas as camisas eram produzidas desta forma, agora os calções e as meias são fabricados com a mesma tecnologia.
A principal novidade e a que mais trouxe impacto é a faixa verde no peito, que à primeira vista parece algo solto no meio da camisa, entretanto, há um significado pra essa faixa verde. Ela representa um ‘escudo guerreiro’, com inspiração nas pinturas que os indígenas faziam em seus corpos antes das batalhas, e assim, ‘fecha o corpo’ dos nossos jogadores.
O povo brasileiro, principalmente os fãs de futebol tem opiniões diferentes quanto a essa nova camisa da seleção. O estudante Marcos Rodrigues, 16, falou o que pensa da nova camisa. “Ficou boa, bem melhor que a antiga, esse verde deu contraste, por isso estou comprando”. Já o designer gráfico, Caio Belache, 20, disse da seguinte forma o que pensa da camisa. “Ridícula a camisa, melhor seria se tivessem feito um modelo retro.” Opiniões diferentes, mas essa discussão sobre as camisas da seleção se estende tem tempo. No ano passado, por exemplo, foi a camisa azul da seleção brasileira que dividiu opiniões. Alguns pontos amarelos, imitando estrelas na parte frontal, foram colocados no uniforme.
Quanto à procura pela camisa da seleção, a gerente da loja Sport Hall do BH Shopping Rosangela do Carmo, 45, falou que as vendas estão boas, muitas pessoas tem comprado a camisa. “A blusa é muito mais bonita quando se vê de perto e a pessoa sente que o material dela é leve, bem confortável”, ressalta a gerente.
Isso mostra que empresas como a Nike estão mesmo investindo na Sustentabilidade, a empresa estadunidense é a primeira fabrica de materiais esportivos a adotar esse meio de produção, saindo na frente de suas principais concorrentes as alemãs Adidas e a Puma. Assim comprova-se a força que a moda sustentável vem ganhando a cada dia, espaço no cenário não só nacional, mas mundial. Conquistando consumidores e pressionando a indústria a desenvolver novas e melhores tecnologias têxteis, sempre com o objetivo maior de preservar o meio ambiente.

Redação: Ângelo Felipe 



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